EXOP CARRANCA

Base Aérea de Florianópolis sedia Exercício Operacional Carranca 2023

O objetivo é adestrar Esquadrões para a Busca e Salvamento
Publicada em: 28/04/2023 14:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
Edição: Agência Força Aérea

A partir de quinta-feira (27/04) até o dia 12/05, a Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), o Exercício Operacional (EXOP) Carranca, ação operacional coordenada pelo Comando de Preparo (COMPREP), pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e conduzida pela Base Aérea de Canoas (BACO). Ao todo, participam do treinamento mais de 200 militares.

O EXOP CARRANCA é uma atividade cujo objetivo é adestrar os Esquadrões participantes na execução e no aprimoramento das táticas, técnicas e procedimentos necessários ao cumprimento da Ação de Força Aérea de Busca e Salvamento, em cenário terrestre e marítimo.

Nesse contexto, o Exercício se pautará no treinamento baseado em cenários, aproximando-se ao máximo das situações comumente encontradas nas missões de Busca e Salvamento. Para tanto, deverão ser estudados os acionamentos SAR recentes e recriados os cenários mais complexos, ou nos quais os Esquadrões tiveram maior dificuldade, obviamente, respeitando as limitações logísticas.

O EXOP CARRANCA envolve o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) - Esquadrão Orungan; o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV) - Esquadrão Phoenix; o Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAV) - Esquadrão Netuno; o Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) - Esquadrão Pelicano; o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) - PARASAR; a Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) - DECEA); o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comando e Controle (1º/1º GCC) - Esquadrão Profeta; os Centros de Coordenação de Salvamento Aeronautico (SALVAERO - Brasília, Curitiba, Recife e Manaus) e o SALVAMAR SUL do Comando do 5° Distrito Naval da Marinha do Brasil cujos meios desdobrados estão sob o Controle Operacional do Comandante da BACO e Diretor do EXOP CARRANCA, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

A troca de experiências na Ação de Busca e Salvamento entre os Esquadrões participantes é de fundamental importância. Para tanto, serão realizados intercâmbios de tripulantes dos diversos Esquadrões.

Em suas palavras, o Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann falou sobre a relevância do Exercício para a população e a sua execução. "A Operação CARRANCA se reveste de muita importância para Força Aérea Brasileira, pois é a oportunidade que nós temos para preparar as tripulações de Busca e Salvamento. Essa missão é extremamente relevante para a sociedade brasileira, pois se compõe de um cenário muito específico e contribui para todas as operações de treinamento que melhoram a eficiência das nossas tripulações nessa missão", disse.

O Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, destacou a importância em receber o Exercício e explica sobre as peculiaridades da região. "O EXOP CARRANCA tem a característica de ser um exercício voltado para o treinamento de Busca e Salvamento e, aqui, na Base Aérea de Florianópolis, geograficamente há uma característica muito peculiar de permitir diversos tipos de treinamento num curto raio de ação. Então, para o Exercício Operacional, entendo que é bastante proveitosa a possibilidade de treinar, nesse espaço, diversos tipos de exercícios, com a otimização dos seus recursos aéreos e, para a Base Aérea, principalmente, a importância é se manter dentro da sua atribuição e do cumprimento de sua missão, mantendo a sua operacionalidade, voltada não apenas para as equipagens que aqui operam, mas também para o efetivo em se manter capacitado e disponível para as demandas que a Força Aérea necessita", explicou.

Durante o primeiro dia do Exercício, os militares se reuniram para o Academic Day: período no qual as equipagens trocam informações e experiências sobre as táticas, técnicas e procedimentos relacionados à Busca e Salvamento.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER